quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ensino de Ecologia Natural nos Anos Iniciais

     Caro(a) professor(a)!

            Se chegou aqui é porque aceitou o convite do PECO de fazer a trilha. Mas antes de partir, é bom que compreenda a importância dessa trilha para sua formação e atuação docente.

            Enquanto o PECO arruma a mochila, porque você sabe todo aventureiro que se prese tem que ser mochileiro, gostaria de conversar um pouco com você sobre a importância de se compreender a Ecologia Natural para sua atuação nos anos iniciais.

             A maioria dos(as) professores(as), antes de planejar suas aulas, já leu e pesquisou sobre conteúdos que devem ser trabalhados em cada disciplina. Ao recorrermos aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de Ciências Naturais dos anos iniciais, verificamos que o papel das Ciências Naturais é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, tendo o homem como indivíduo integrante do Universo.

            Para os anos iniciais do ensino fundamental, os PCN’s sugerem que o ensino de Ciências Naturais seja trabalhado em quatro blocos temáticos são eles: Ambiente, Ser humano e saúde, Recursos tecnológicos e Terra e Universo. Dentre os conhecimentos trabalhados no bloco Ambiente encontramos o conteúdo de Ecologia Natural, sobre o qual nos deteremos nesta trilha.

            Professor(a), ao percorrer a trilha com o PECO sugerimos que possa analisar e refletir sobre as informações, verificando aquilo que atende suas necessidades na prática com seus alunos.

            Lembre-se! É importante que você se aproprie dos conceitos de Ecologia Natural, tendo em mente que existem questões humanas, sociais, culturais, econômicas e históricas que estão relacionadas ao tema Ecologia e que, em sala de aula, é desejável que integrem o trabalho que irá desenvolver com seus alunos.

            Este material trata-se de uma proposição educativa, resultado da dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade de Brasília (UnB). Tem como finalidade ser um material de apoio aos pedagogos para que possam pesquisar, conhecer, estudar, aprender e planejar suas aulas. E, principalmente, visa despertar o interesse por outras fontes de aquisição de conhecimento sobre o ensino de Ecologia Natural.

Opa! Acho que acabei conversando um pouco a mais.
Corra, pegue sua mochila, que o PECO já está partindo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário