quinta-feira, 19 de junho de 2014

Apresentação

              Olá Professor(a)!

             Você já percebeu como todos os elementos (vivos ou não-vivos) da natureza estão interligados?

            Pois é, se respondeu sim a essa questão você já deve ter percebido que há interação entre os elementos vivos (animais e plantas, por exemplo) e não-vivos (água, luz, temperatura, solo, ar entre outros) da natureza.

            As interações dos seres vivos entre si e com e o ambiente físico é o objeto de estudo da Ecologia. No quadro atual do pensamento ecológico, podemos identificar pelo menos quatro possíveis leituras da expressão Ecologia, sendo elas: natural, social, conservacionismo e ecologismo (LAGO E PÁDUA, 2011).

            É importante que compreenda um pouco de cada uma das possíveis leituras, pois cada uma está voltada para abordagens e preocupações específicas. Vale ressaltar, que os conteúdos de cada uma delas não são estanques, pois estão interelacionados e a sua compreensão contribui tanto para a formação docente como para sua atuação em sala de aula com os alunos dos anos iniciais.

          Caro(a) Professor(a), considerando a extensão dos conteúdos das quatro abordagens não será possível tratar de todas elas neste material. O nosso enfoque será a Ecologia Natural, que estuda o funcionamento dos sistemas naturais, procurando entender as leis que regem a dinâmica de vida da natureza e que tem como base fundamental o conceito de ecosssistema.

         Professor(a), como você deve ter visto nesta breve apresentação, a Ecologia Natural trabalha com diferentes conceitos. Convido-o(a) a conhecer um pouco mais sobre esses saberes  da Ecologia Natural. Mas não fique preocupado(a), porque falei que são muitos conceitos, quero apresentar um aventureiro, que vai acompanhá-lo(a) nessa jornada, é o PECO, sempre que pode ele larga seus afazeres da vida corrida e vai se dedicar a aprender e conhecer um pouco mais da Natureza da qual faz parte.

            Preste atenção no que ele tem para dizer! É uma oportunidade e tanto de conhecer um pouco mais sobre Ecologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário