Olá Professor(a)!
Você já percebeu como todos os
elementos (vivos ou não-vivos) da natureza estão interligados?
Pois
é, se respondeu sim a essa questão você já deve ter percebido que há interação
entre os elementos vivos (animais e plantas, por exemplo) e não-vivos (água,
luz, temperatura, solo, ar entre outros) da natureza.
As
interações dos seres vivos entre si e com e o ambiente físico é o objeto de
estudo da Ecologia. No quadro atual do pensamento ecológico, podemos
identificar pelo menos quatro possíveis leituras da expressão Ecologia, sendo
elas: natural, social, conservacionismo e ecologismo (LAGO E PÁDUA, 2011).
É importante
que compreenda um pouco de cada uma das possíveis leituras, pois cada uma está
voltada para abordagens e preocupações específicas. Vale ressaltar, que os
conteúdos de cada uma delas não são estanques, pois estão interelacionados e a sua
compreensão contribui tanto para a formação docente como para sua atuação em
sala de aula com os alunos dos anos iniciais.
Caro(a)
Professor(a), considerando a extensão dos conteúdos das quatro abordagens não
será possível tratar de todas elas neste material. O nosso enfoque será a Ecologia Natural, que estuda o
funcionamento dos sistemas naturais, procurando entender as leis que regem a
dinâmica de vida da natureza e que tem como base fundamental o conceito de
ecosssistema.
Professor(a),
como você deve ter visto nesta breve apresentação, a Ecologia Natural trabalha
com diferentes conceitos. Convido-o(a) a
conhecer um pouco mais sobre esses saberes
da Ecologia Natural. Mas não fique preocupado(a), porque falei que são
muitos conceitos, quero apresentar um aventureiro, que vai acompanhá-lo(a)
nessa jornada, é o PECO, sempre que pode
ele larga seus afazeres da vida corrida e vai se dedicar a aprender e conhecer
um pouco mais da Natureza da qual faz parte.
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